- A média mundial de produção de lixo é de 1 kg por habitante por dia.
- São Paulo produz em média 1,5 kg por habitante por dia.
- No mundo são quase 3 bilhões de toneladas por ano, com isto é, é possível encher cerca de 100 milhões de caminhões. Se colocar uma carreta atrás da outra, completa-se 49 voltas na terra.
- No BR e no mundo os aterros estão saturados e lixão a céu aberto é abominável.
- O lixo custa para o mundo cerca de 200 bilhões de dólares por ano, mais que o PIB de muitos países.
- No lixo, cerca de 40% tem potencial reciclável, e os outros 60% são orgânicos que podem ser encaminhados para a compostagem.
- Além do aproveitamento dos resíduos recicláveis, países como a Suécia e Dinamarca também utilizam os resíduos orgânicos para produção de biogás, fertilizantes e para venda de créditos de carbono.
"sua atitude tem valor"
Cada pessoa deve ser esponsável pelo que consome e por aquilo que seu consumo produz, entendendo que o ciclo de vida de um produto não termina com o simples descarte em lixeiras. Materiais denominados resíduos viram lixo quando são destinados para o lugar errado. Portanto, se encaminharmos nossos resíduos para reciclagem, não produziremos lixo, e sim ecossistemas sustentáveis.
Caminhos....
A recente crise econômica mundial consolidou conceitos que estavam pairando pelas sociedades.
Fala-se em economia verde, inteligência ecológica, produção limpa, gestão ambiental, educação ambiental, ciclo de vida de um produto, logística reversa, design reverso, do berço ao berço, Zero Waste, 3Rs, sustentabilidade, comércio justo, arquitetura sustentável, dentre outros. Todos são conceitos positivos e precisamos praticá-los. Pensar globalmente e agir localmente!!
Curto prazo: Educação; mudança de atitude; reduzir, reutilizar, reciclar.
Fonte: Programa re9
Nenhum comentário:
Postar um comentário