22 de set. de 2009

Banheiro Seco

O Banheiro Seco é uma alternativa ecológica ao banheiro comum (que utiliza água para levar os dejetos até centros de tratamento ou diretamente aos arroios e rios).

O banheiro seco não produz maus odores e não consome nada de água. É uma alternativa ecológica porque considera os ciclos naturais. O sistema de banheiro com descarga é um sistema altamente poluidor e gera grandes gastos com encanamentos, tratamento, além de problemas de saúde pública.

Ele parece um banheiro normal, mas as fezes não somem. As fezes ficam então secas e é preciso ainda jogar um pouco de serragem sobre elas. Existem vários modelos de banheiro seco e todos eles são completamente sem cheiro, quando bem feitos! As fezes podem ser coletadas num grande tonel abaixo da patente (bem vedado) e ao estar cheio, é trocado e o tonél passa por um período de tempo fechado (6 meses) e após isso, mais 6 meses em uma composteira, de onde sai adubo excelente para árvores frutíferas.

Outro modelo é o da rampa, onde as fezes vão rolando e se acumulam numa caixa inclinada, com orientação solar norte, e com uma chaminé por onde saem os gases produzidos na decomposição.

Fonte: IPEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Recicla Flores
Permacultura e Bioconstrução

Leia mais

Related Posts with Thumbnails