28 de abr. de 2011

Adobe - Curiosidades



A auto construção com argila têm se demonstrado a resposta mais apropriada em vários países da África, Ásia e America Latina e, talvez a única via possível das pessoas pobres poderem adquirir uma casa digna.

Em alguns países , tal como Tajikistán, a argila é usada diretamente da terra e é moldada nos cimentos para construir muros que crescem à medida que a argila seca. Sem encargos, neste artigo nos referimos a adobes, o "tijolos de argila sem cozimento" e, seu uso correto na construção de uma casa segura de acordo com experiências comprovadas em várias partes de países da América Latina, como Guatemala e Peru.

Tudo começa com a seleção correta do solo para a fabricação dos adobes, um solo que não deve conter argila pura, mas areia também é uma proporção de 40% a 60%. Mistura-se o solo com água e deixa curar por 3 dias para alcançar a fermentação adequada e então se fabricam alguns tijolos para testes.

Na maioria dos casos, se acrescenta fibra natural para obter melhores resultados. Se os adobes racharem após 24hs, é necessário adicionar mais areia, porém se não resistirem ao peso de um homem depois de 21 dias, deve acrescentar argila. Em qualquer caso, o teste prático deve ser realizado para indicar a combinação ideal.

Quando se encontrar  uma mistura apropriada, se começa a produção do adobe utilizando moldes de madeira ou metal. Recomenda-se que estes sejam quadrados para condições sísmicas de um tamanho de 30x30x8cm ou 40x40x8cm. Os adobes médios devem ser fabricados  para recobrimentos nas esquinas e intersecções de muros em "T". Os tijolos de adobe se secarão ao sol e poderão ser usados quando estiverem secos depois de 10-15 dias.

O terreno para a construção da casa de adobe deve cumprir alguns requisitos. O terreno deve ser nivelado, seco e sólido e o lugar para a casa deve ser situado na parte mais alta de forma a evitar a penetração da água. Os cimentos devem ser fortes com uma largura 1,5x a espessura das paredes.

Por Marcelino Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Recicla Flores
Permacultura e Bioconstrução

Leia mais

Related Posts with Thumbnails