29 de jun. de 2010

Composteira e Horta - parte I

Os próximos posts do Recicla Flores será o passo-a-passo da construção e desenvolvimento de uma composteira e de uma horta.

Já faz um tempo que preciso começar a construir uma composteira para os resíduos orgânicos da casa e de quebra, fazer uma bela horta. Aqui do lado de casa tem um terreno em declive enorme que está sendo invadido pelos bambus e pelo mato. Demorou para fazer esta área ser um ambiente produtivo e equilibrado !!!

O que ainda não está definido é qual tipo de horta faremos, se canteiros ou em formato de mandalas, aliás estou descobrindo que trabalhar com a terra, leva tempo e dedicação, além de paciência. Pois eu achava que era num passe de mágica, já teria feito tudo, mas não é bem assim e não consigo fazer tudo sozinha.

De qualquer forma, a cada semana vou documentar um novo passo no desenvolvimento deste projeto que estou fazendo com muita dedicação e AMOR.
E vale lembrar que quase todo o material utilizado nestas construções é Reutilizado e/ou Reciclado.


TERRENO ANTES
Olha a situação do terreno
Esta foto mostra uma visão geral da área do terreno, mato, bambu, raiz de bambu, folhas secas, galhos, e afins..... trabalhoso!


TERRENO - DEPOIS

QUE DIFERENÇA !
Canteiros desativados. Em breve, novos ambientes...

.


COMPOSTEIRA ANTES
Optamos por construir a composteira de minhocas (Minhocário), pois ela pode ser feita diretamente no solo (sistema simples) e aqui tem bastante minhoca. Estamos na fase inicial da construção e, como não tenho experiência, ainda medimos aqui e ali até acertar o melhor lugar, nivelamos a terra e reorganizamos os paletes.

Quase pronta a primeira caixa da composteira. Assim que terminarmos esta fase, já pode colocar o "lixo orgânico" junto com terra de boa qualidade, serragem, folhas secas, madeira, papel picado e, se for o caso, cinzas de lareira.


Após finalizar a primeira caixa, começamos a construção da segunda, pois como já foi postado neste blog, o ideal é ter um ciclo na compostagem e, assim que uma caixa encher de matéria orgânica começar a outra e, quando a segunda caixa estiver cheia, a primeira estará pronta para usar como adubo na terra.


Um comentário:

  1. Oi, conheça a Horta Pronta Online, a Hortinha que você já compra Pronta! Ajude divulgar a novidade.

    http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/

    Grato, Eliel.

    ResponderExcluir


Recicla Flores
Permacultura e Bioconstrução

Leia mais

Related Posts with Thumbnails