9 de out. de 2009

Compostagem - Parte 3

COMPOSTEIRAS


Neste capítulo, seguem os tipos de composteiras, como fazê-las e o que acrescentar em cada uma delas para produzir o Composto Orgânico!
Recicla na cozinha, aproveitando o máximo dos alimentos, cuidando do lixo que produz para que seja o menos agressivo possível ao meio e dando-lhe o destino adequado. Com as sobras da cozinha, você pode fazer um ótimo composto para utilizar na sua horta! Na cozinha temos uma grande quantidade de matéria orgânica que são os resíduos de alimento. Este material poderá ser processado através de métodos de compostagem para ser transformado em solo. Isto economiza tempo e dinheiro na cozinha e na horta.

Dentro ou fora de casa, qualquer um pode fazer adubo! Se você não tem um jardim, um pequeno espaço na garagem ou sacada é suficiente, ou até mesmo debaixo da pia da cozinha.

Para começar você vai precisar de 2 recipientes (tambor de plástico de 40 a 80 L) com tampa.
Um recipiente de adubo é para iniciar o processo; Quando o primeiro estiver cheio você começa encher o segundo. E quando o segundo estiver cheio, o primeiro estará pronto para ser usado e pode ser esvaziado.

Sozinhos, os restos de comida são muito molhados para fazer o adubo, por isso precisa de palha, folhas secas, pedaços de jornal (sem tinta colorida ou papel brilhante), serragem (de madeira não tratada), papel cartão ou casca de coco. Tenha um balde de materiais secos ao lado do recipiente 1 e um balde de terra(coletada na base de uma árvore saudável) para colocar junto aos restos de comida.

Acrescente primeiro no recipiente:

  • alguns centímetros de materiais secos no fundo
  • jogue os restos de cozinha do dia por cima
  • cubra os restos com a mesma quantidade de materiais secos
  • Jogue uma mão cheia de terra saudável, um pouco de cal ou cinza de madeira.
  • Continue o processo até encher o recipiente! Mas antes, vire a pilha frequentemente para permitir a entrada de ar (1x por semana). Misture o conteúdo a cada semana com uma pá de adubo ou pequeno revolvedor de adubo.
  • O composto vai estar pronto em aproximadamente 45 a 60 dias. Mais algumas dicas, seguem no desenho a baixo.


# Composteira giratória
A lata de compostagem giratória é perfeita para as pequenas hortas urbanas. As sobras da cozinha, palha ou folhas são colocadas dentro de um barril com uma pequena quantidade de água.
Ao invés de virar a compostagem com um garfo, você gira o barril e, este sistema pode ser feito rapidamente (em menos de um mês).
O conteúdo de uma semana do seu lixinho de cozinha pode ser acrescentado pela portinhola na lateral do barril. Feche a portinhola e vire a manivela.
Este tipo de lata é pintada de preto, furada para permitir a saída da água em excesso e a manivela ajuda a girar o barril.



# Minhocário


Criar um minhocário urbano pode auxiliar a reciclar restos de comida ou transformar o adubo em húmus valioso. Para esta fazenda de minhocas, você vai precisar de um latão ou tambor (500 ml), torneirinha acoplada, cascalho, pedaço de tela sombrite, pedaço de arame, minhocas, composto, restos de comida (sem carnes), papelão sem cor e folhas secas e mais um pedaço de papelão como tampa.

  • Faça um pequeno buraco no barril distante aproximadamente 10 cm da base. Encaixe a torneirinha.
  • Coloque o cascalho ou tijolos na parte de baixo do barril e o pedaço de tela sombrite em cima, amarrada com um arame para não sair.
  • Coloque o composto umedecido.
  • Coloque as minhocas em cima do composto.
  • Espere por 3 dias e acrescente os restos de comida, papelão e folhas secas.
  • Faça uma tampa com buracos no papelão e cubra o topo para proteger.
  • Sempre acrescente restos de alimentos na parte de cima para alimentar as minhocas.


Depois de 45 dias o húmus estará pronto, coloque a peneira no topo, encostando o material e coloque restos de comida em cima. As minhocas passarão pelos furinhos da peneira e você pode então retirar o húmus de dento do barril e repetir todos os passos anteriores.





- ACRESCENTE EM SUA LATA DE COMPOSTAGEMRestos de frutas e vegetais, incluindo cascas de banana e decebolas, flores, batata,e outros ítens: ovos, pó de café e papel filtro usados, cinza ou serragem, papelão, caixas de ovos, cabelos, fósforos, pão velho, leite, cascas de nozes, queijo mofado, yogurt, arroz e penas.

- NÃO ACRESCENTE EM SUA LATA DE COMPOSTAGEMNão é uma boa idéia acrescentar alimentos tais como carne, frango e peixe, nem fezes de gato e cahorro na sua lata de compostagem urbana, uma vez que estes liberam odores fortes e que atraem ratos.
Não coloque fraldas descartáveis, que tem plástico, nem papel brilhante de revistas, pois este tipo de papel libera toxinas.



O segredo do sucesso da compostagem é ter uma boa mistura de materiais e uma dose adequada de umidade. Se a compostagem for muito úmida, vai terminar um lodo fedorento, se o monte estiver muito seco vai levar mais tempo, então acrescente água e cubra com folhas para reter a umidade.
Lembre-se de acrescentar 3x mais materiais secos, como folhas e gramas do que lixo fresco, como os restos de cozinha. Jogue um pouco de água a cada poucas camadas para manter a umidade. Para apressar o processo de compostagem, simplismente, corte em pedaços os materiais antes de colocá-los na lata de compostagem.


Fonte: Soluções Sustentáveis 1a edição - Permacultura Urbana - (Lucia Legan) - ECOCENTRO/IPEC


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Recicla Flores
Permacultura e Bioconstrução

Leia mais

Related Posts with Thumbnails