25 de abr. de 2010

Instituto ETHOS abre inscrições



O Mundo Sob Nova Direção.



Sustentabilidade: O Novo Contrato da Sociedade com o Planeta.

Estão abertas as inscrições para a 12a. Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social do Instituto Ethos. Esta edição ocorrerá entre 11 e 14 de maio de 2010, no Hotel Transamérica, em São Paulo. A Conferência terá toda a sua programação baseada na Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.


Como já se tornou tradicional, a Conferência Internacional 2010 será iniciada com o debate “RSE na Mídia”, no dia 11 de maio. Que em ano de eleições trará o debate “A Imprensa como Indutora da Sustentabilidade na Pauta Política”. Esta atividade é aberta ao público, assim como a 3ª edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis, que vai se realizar simultaneamente à Conferência Interna cional, no local.


A Conferência Internacional 2010 será mais interativa e participativa: o público será convidado a selecionar os momentos que quer vivenciar durante o evento: Compartilhar, Debater ou Aprender e também poderão propor novas discussões. Outra novidade serão as atividades propostas pelos parceiros nacionais e internacionais da Conferência: Instituto Akatu, Movimento Nossa São Paulo, Business for Social Responsibility, Fórum Empresa, Global Reporting Initiat ive, Pacto Global da ONU, Sustainability e Volans.


As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.ethos.org.br/ci2010

Apoio: Planeta Voluntários


Mais informações:
Instituto Ethos – Assessoria de Imprensa
Cristina Spera – cspera@ethos.org.br
Tel: 11 3897-2444
Gladis Éboli – gladis@ethos.org.br
Tel: 11 3897-5709 ou 11 8899-0147

23 de abr. de 2010

EDUCAÇÃO GAIA - DESIGN EM SUSTENTABILIDADE


Educação Gaia é um programa que capacita profissionais a desenvolverem soluções criativas e eficientes para os complexos desafios à transição necessária em nossa sociedade. É um curso inovador que incentiva os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos sustentáveis.



Oferece um espaço de convivência e experiência de transição em quatro âmbitos da experiência humana – Social, Econômico, Ecológico e Visão de Mundo –, estimulando a responsabilidade individual e a ação coletiva. Busca assim investigar de maneira objetiva os aspectos insustentáveis inerentes e sugerir novos caminhos para uma cultura sustentável e pacífica.

Sua metodologia baseia-se na necessidade da reflexão teórica aliada à experiência prática, incluindo aulas expositivas, dinâmicas, estágios, grupos para estudos de caso, saídas de campo, etc. O curso segue o currículo elaborado pelo GEESE – Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth – e obteve o endosso da UNITAR – Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas – que o reconheceu como contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2004-2014).

O programa do curso é adaptado à realidade local dos 20 países em que atualmente é realizado. No Brasil, o curso acontece em SP, RJ, RS, DF e BA. No Rio de Janeiro, a ONG Terra Una – entidade que atua junto à temática de novos caminhos para a sustentabilidade – é a coordenadora do programa, em parceria com o Jardim Botânico e a Escola Nacional de Botânica Tropical, e apoio de outras instituições.


Destinado a gestores, educadores, empresas, ONGs, líderes comunitários, profissionais e estudantes de todos os ramos interessados na temática da sustentabilidade.


CORPO DOCENTE

May East (Findhorn - Gaia Education)
Jonathan Dawson (Findhorn - GEN)
Dominic Barter (CNV Brasil)
José Pacheco (Escola da Ponte)
Susan Andrews (Visão Futuro)
Peter Webb (Sítio Vida Clara Luz)
Valmir Fachini (OIA)
Marcos Arruda (PACS)
Ernani Fornari (Espaço Saúde)
Adma Garzeri (Instituto EcoSocial)
Fábio Brotto (Projeto Cooperação)
Denis Monteiro (ANA - Agroecologia)
Tomaz Lotufo (Sítio Beira Serra)



Equipe TERRA UNA:
Antonia Erian, Diogo Alvim,
Emmanuel Khodja, Filipe Freitas,
Lena Ferreira, Marina Dain
Rodrigo Codevilla, Taisa Mattos




PROGRAMA E DATAS DO CURSO


MÓDULO SOCIAL: 29 Julho a 01 Agosto + 05 a 08 Agosto
Liderança Sistêmica + Comunicação Não-Violenta + Mediação de Conflitos + Facilitação de Grupos + Comunidade e Diversidade + Ecovilas + Redes e Ações Colaborativas + Pedagogia da Cooperação


MÓDULO ECONÔMICO: 16 a 19 + 23 a 26 Setembro
Da Economia Global à Economia Social Solidária + Crise Energética + Indicadores de Sustentabilidade + Bancos Éticos + Redes de Troca + Moedas Sociais + Consumo Consciente + Novas Visões Organizacionais


MÓDULO ECOLÓGICO: 14 a 17 + 21 a 24 Outubro
Resiliência em Gaia + Permacultura e Design Integrado + Bioconstrução + Restauração de Ecossistemas + Biossistemas e Saneamento + Agroecologia, Agricultura Urbana e Sistemas Agroflorestais


MÓDULO VISÃO DE MUNDO: 18 a 21+ 25 a 28 Novembro
Cidades em Transição + Ecologia Profunda + Saúde e Cura + Dinâmica da Espiral + Origem Dual do Universo + Espiritualidade Socialmente Engajada + Novos Paradigmas para Educação


ESTÁGIO: 40 horas de estágio (alternadas ou em regime de imersão) em iniciativas que serão indicadas para aprofundamento e prática dos conteúdos estudados.
LOCAL: JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO – Escola Nacional de Botânica Tropical

216 HORAS DE PROGRAMA: 4 Módulos de 44 h/aula + 40 horas estágio

DIAS E HORÁRIOS: qui e sex de 19h às 22:30h + sáb e dom de 10h às 18:30h
60 VAGAS: os inscritos participarão de um processo de seleção



LINKS DE REFERÊNCIA

Gaia Education: http://www.gaiaeducation.com/
Educação Gaia Brasil: http://www.gaiabrasil.net/
Terra Una: http://www.terrauna.org.br/

INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JUNHO
(21) 2221-5202 / 9194-5782
gaia@terrauna.org.br
Atenciosamente,

Equipe TERRA UNA
http://www.terrauna.org.br/

20 de abr. de 2010

ISOPOR, é reciclável sim!

Ao contrário do que se pensa, o isopor é um tipo de plástico e é um material 100% reciclável. Porém, esta idéia não é muito difundida e poucas pessoas se interessam por este empreendimento. O isopor é muito utilizado no nosso cotidiano e, apesar de não nos darmos conta disso, quando descartado de forma incorreta pode parar no esgoto e, por ser um material impermeável, entope canos e trás muitos problemas; além de ser um material que, apesar de muito leve, geralmente é volumosos e ocupa muito espaço.


Hoje há apenas uma empresa trabalhando com este material, em Guarulhos-SP, que processa apenas 100 toneladas mensais por falta de matéra prima, já que a maioria deste material é destinado aos depósitos de lixo - "lixões" ou aterros sanitários por falta de informação. Na reciclagem, o isopor passa por uma máquina onde é transformado em uma massa, depois é triturado; esse pó é derretido e são feitos fios plásticos que são triturados novamente e esses grãos são transformados em molduras, rodapés e acabamentos para decoração.


A idéia surgiu da empresa que não queria mais disperdiçar madeira, já que o isopor, após tratado, se confunde com a aparência da madeira. Esta empresa gerou muitos novos empregos e promoveu uma cooperativa que deu emprego à famílias necessitadas. Ela faz a coleta do isopor de uma rede de supermercados que resolveu o seu problema com o imenso volume de isopor gerado em suas lojas.


O isopor também pode ser usado na indústria mecânica ou virar matriz energética - através da queima; além da obtenção de gases e de óleos. Atualmente existem muitos estudos que mostram várias utilidades para este material de diversas formas, dando assim um destino correto para o isopor. Já foi feito até o concreto que leva o isopor triturado. Mas para se implantar a reciclagem é preciso que todos estejam cientes e que mais empresas invistam e vejam que esta idéia vale a pena, para o bem do mundo e dos seres humanos que vivem nele.


Por Mariana Resende Moura
Fonte: http://www.supersession.com.br/revistas/ed3/index.html

Recicla Flores
Permacultura e Bioconstrução

Leia mais

Related Posts with Thumbnails